quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Como aprendem as crianças?



    Desde sempre que a principal questão não é como se ensina é como aprendem os nossos alunos, é certo que um ensinamento não é eficaz senão existir uma aprendizagem.
   Penso que todos os caminhos do ensino devem levar à motivação, ao entusiasmo e necessidade de conhecimento nos educandos.

   Existem várias teorias sobre a aprendizagem, concebidas por psicólogos e são estas as mais famosas:

                Behaviorismo – defende que o comportamento observável é o verdadeiro objecto da Psicologia científica e que a aprendizagem resulta de conexões entre estímulos e respostas que se associam em cadeias cada vez mais complexas para formar o comportamento humano

                Cognitivismo – esta perspectiva defende que os fenómenos mentais podem ser inferidos experimentalmente a partir dos comportamentos observados, o sujeito passa a ser visto como alguém que é capaz de interpretar os estímulos e tem o poder de decidir as suas respostas; a acção é um acto deliberado e não automático

                Construtivismo – admite que o individuo constrói o seu conhecimento a partir da interacção com o meio, juntando a isso o seu conhecimento prévio (adquirido através de situações anteriores da sua vivência) 

Sem comentários:

Enviar um comentário